Aladdin The Musical estreia com DPA

A combinação de qualidade de som excepcional e discreta aparência fez o microfone DPA à escolha do elenco e da orquestra

O teatro dinamarquês Fredericia está usando uma seleção extensa de microfones DPA para captura de áudio de uma produção musical muito especial da Disney, o clássico Aladdin. Todos os membros do elenco estão usando o microfone headset DPA d:fine, que foi escolhido devido ao seu tamanho discreto, conforto e qualidade de som excepcional. Os microfones da DPA também estão em peso na orquestra, onde uma combinação feita pelos modelos DPA d:vote 4099, para instrumentos, DPA 2011C, cardioide de duplo diafragma, e DPA 4015C, cardioide de captação ampla, está lidando com os requisitos de áudio.

A produção Aladdin, que estreou em 04 de outubro de 2012, selecionou o Teatro Fredericia, pois o mesmo tem um potencial significativo para produzir musicais excepcionais. Depois de ouvir críticas positivas de um grande número de diretores americanos que trabalharam no Fredericia, o grupo Disney escolheu o teatro como seu único parceiro europeu para o novo musical.

Søren Møller, Diretor Executivo e Artístico do Teatro Fredericia diz: “Estamos muito contentes por nosso teatro ser um dos cinco no mundo que a Disney quer ter uma parceria – e o único na Europa. No Fredericia estamos comprometidos com o desenvolvimento do novo teatro musical e com a apresentação de estreias dinamarquesas e europeias. Focamos muito na divulgação do talento para apoiar nossas produções e, nos últimos 12 anos, trabalhamos em colaboração com a Academia Musical Dinamarquesa, uma escola para artistas musicais que agora fornece aproximadamente 80% dos membros do nosso elenco. Também levamos muito a sério a inovação técnica e fazemos parcerias com fabricantes de equipamentos para que possamos ultrapassar os limites em termos do que pode ser alcançado. A DPA se encaixa perfeitamente porque oferece produtos de áudio de alta qualidade e seus microfones headsets são tão discretos que não atrapalham o desempenho do elenco.”

Ator que encena Aladdin utilizando o DPA d:fine

Para a produção do musical Aladdin, Lars Frederiksen, diretor da DPA dinamarquesa, conseguiu com a revenda Alfa Audio o fornecimento de 40 microfones headset d:fine – 20 com haste grande e 20 com haste média.

Tim Andreasen, Diretor de Som do teatro diz: “Eu procurei ficar o mais próximo possível da fonte sonora, por isso não optamos por hastes muito curtas. Por ter uma seleção de headsets com hastes cumpridas e médias, nós pudemos selecionar o microfone ideal para cada membro do elenco usar do lado que menos aparece durante o espetáculo, porém muito perto da boca. Olhando a perspectiva do áudio, o som é excelente e tão discreto que se chega à perfeição. Eu também adoro a capacidade de mudar um microfone sem ter que desligar o cabo, este é um recurso muito útil quando você está em uma performance ao vivo e não quer perturbar muito o ator.”

A pedido do teatro, a DPA também forneceu um d:fine na cor azul para que combinasse com a maquiagem teatral do gênio.

DPA d:fine azul usado pelo gênio

“Fiquei realmente encantado com a DPA, pois eles foram muito além para criar um microfone azul para o nosso gênio”, Andreasen acrescenta. “Ele combina perfeitamente com a cor do gênio e dificilmente é visível para o público, que era o efeito que queríamos alcançar. Todos os nossos d:fine são marrons e quando eu os vi pela primeira vez pensei que eles seriam muito escuros, mas quando o elenco fez a maquiagem e o cabelo, os microfones de repente desapareceram. Marrom é, na verdade, uma grande cor para esta produção.”

A produção usou também quatro DPA 4061, um mini microfone omnidirecional, para captar o som dos pés de Aladdin e do gênio quando estão sapateando.

“Durante as cenas de sapateado nós colocamos um microfone em cada uma das pernas das calças e fixamos com uma fita adesiva para que não aparecessem saindo da calça.”, explica Andreasen. “Nós tentamos isto antes e achamos muito melhor do que colocar microfones no chão.”

Para a orquestra, Andreasen selecionou um conjunto de microfones da DPA que inclui 16 d:vote 4099, microfones para instrumentos, DPA 2011C, microfone cardioide de duplo diafragma, e DPA 4015C, microfone cardioide de captação ampla.

“Os microfones DPA 2011C foram usados para os metais e madeiras, bem como para a captura via overheads,” ele disse. “Eu escolhi este modelo porque ele me proporciona uma qualidade de som excepcional e porque eu particularmente gosto da sua resposta. Estes grupos de instrumentos são colocados juntos e a captação de diferentes microfones soa muito bem – você se sente tão perto da origem do som mesmo estando longe. Para a percussão estou usando três microfones DPA 4015C que são cuidadosamente distribuídos em torno dos instrumentos para que o som geral fique mais intimista.”

Andreasen adiciona que usou o microfone DPA d:vote 4099 para instrumentos específicos que realmente se beneficiam de microfonação próxima, os mais notáveis são os de tambores, de cordas, de sopros e o para o baixo.

“É difícil mixar vários instrumentos diferentes sem microfonar tudo bem próximo, mas com os microfones da DPA que nós escolhemos e com as posições dos mesmos obtivemos um resultado sonoro fantástico.” diz ele. “Os microfones DPA sempre foram minha escolha favorita para teatro e para esta produção ele é perfeito. Realizamos algumas equalizações, mas nada na área dos graves. Nossa abordagem para equalização é somente usá-la quando o objetivo é destacar um som especifico dos demais.”

A produção de Aladdin no Teatro Fredericia tem sido tão bem recebida pelo público e por críticos que a exibição foi prorrogada até 25 de novembro. A DPA está contente por fazer parte deste musical europeu de grande sucesso.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome E-Mail Website
Mensagem

© 1990 - 2024 Quanta Brasil. Todos os direitos reservados.