Mais novidades na Musikmesse: UA lança Apollo 16

Apollo 16: O novo padrão em gravação profissional de áudio em alta resolução

Nesta semana a Universal Audio deu sequência na sua já tradicional linha de interfaces de áudio, só que desta vez voltado aos estúdios de médio e grande porte. Com o lançamento da Apollo 16, uma interface de áudio com 16 entradas e saídas analógicas, a Universal Audio estabelece-se como uma forte aliada aos interessados em obter o que há de mais alta tecnologia em qualidade de gravação e reprodução de áudio e processamento via plug-ins através de DSP em tempo real.

A Apollo 16 da Universal Audio é uma interface de áudio emblemática. Atuando em 24 bits em 192KHz entrega classe mundial de conversão com 16 entradas e saídas analógicas, o dobro da conectividade analógica do modelo Apollo original. Esta interface intransigente com conectividade FireWire ou Thunderbolt combina som superior e roteamento flexível com processamento a bordo através da poderosa UAD-2 QUAD. Assim, você pode acompanhar o áudio em tempo real através de uma gama completa de plug-ins emuladores de equipamentos analógicos clássicos no formato UAD, como os fabricados pela Neve, Studer, Manley, Lexicon e muitos outros, para Mac OS X e Windows.

Com sua conectividade profissional e opção de cascateamento (até 2 unidades) é possível alcançar 32 canais simultâneos de entrada e de saída. A Apollo 16 estabelece, portanto, um novo padrão na gravação de alta resolução com som analógico clássico.

Veja abaixo um pouco mais de detalhes sobre esta incrível interface de áudio que promete modificar o padrão da indústria.

Classe mundial de conversão

A Apollo 16 traz uma verdadeira abordagem sobre todos os aspectos de sua trajetória em relação ao sinal de áudio. Baseando-se em décadas de experiência em equipamentos,  seu design meticuloso de circuito analógico tem conversores top de linha e saídas com acoplamento de DC (coupled DC), fornecendo a menor THD (Distorção harmônica total) e maior faixa dinâmica que qualquer conversor em sua classe. Especificamente, o palco sonoro da Apolo 16 é profundo e largo, seu som é excepcionalmente aberto e transparente. Sem dúvida é uma peça central ideal para estúdios de gravação profissional.

Processamento UAD em tempo real

Processamento de plug-ins UAD em tempo real acontece dentro da Apollo 16. Útil para monitoração durante gravações, mixagem ou masterização. Com uma UAD-2 QUAD a bordo, a Apollo 16 permite gravar em tempo real através de plug-ins UAD com uma latência tão baixa (abaixo de 2ms) que permite a monitoração, audição, e “impressão” de áudio através de deslumbrantes emulações analógicas de equipamentos da Ampex, Lexicon, Manley, Neve, Roland, SSL, Studer, e muitos outros. Melhor ainda, o processamento da Apollo 16 em tempo real também está disponível durante a mixagem e masterização, para que os produtores de música possam empregar plug-ins UAD (VST, RTAS ou UA) durante todo o processo criativo.

Expansível  até 16 x 16

A Apollo 16 goza de 16 entradas e saídas analógicas convenientemente alocadas através de conexão DB-25, perfeito para emparelhar com consoles de mixagem, processadores de rack e sistemas de monitoração para fones de ouvido. Entretanto, duas Apollos 16 podem ser agregadas através de sua porta MADI criando um sistema completo com 32 canais de entrada e de saída e mais duas unidades de processamento UAD com 4 processadores cada capaz de lidar com grandes mixagens profissionais. Saídas dedicadas analógicas no padrão XLR e também no formato digital AES/EBU no painel traseiro da Apollo 16 permite a flexibilidade que qualquer estúdio demanda. A capacidade de roteamento inclui quatro vias de monitoração em estéreo com saídas configuráveis individualmente e um novo sistema denominado “Virtual I / O”, recurso que permite o processamento em tempo real de pistas de áudio e de instrumentos da DAW através de plug-ins UAD.

Thunderbolt

Para usuários da plataforma Apple a Apollo 16 oferece compatibilidade total com a nova conectividade Thunderbolt através de uma placa de expansão opcional que o próprio usuário pode instalar. A tecnologia Thunderbolt oferece maior quantidade de plug-ins UAD instanciados, melhor desempenho em altas taxas de amostragem e reduziu a latência de processamento em relação à tecnologia FireWire.

Integração profunda com Pro Tools, Logic, Cubase, entre outros

A Apollo 16 utiliza os protocolos Core Audio e ASIO, garantindo assim compatibilidade com todas as DAWs principais, incluindo o Pro Tools, Logic, Cubase e muitos outros. O aplicativo proprietário de controle da Apollo 16, o “Console” está incluído e possibilita o recall de plug-in VST, AU e RTAS fornecendo controle e recuperação de toda a interface dentro de sessões de DAWs. Um novo modo Pro Tools garante que o Pro Tools possa tirar proveito de todas as 16 entradas e saídas analógicas para inserções de hardware e maximiza as entradas e saídas quando em modo de operação multi-unidade.

Design e workflow

A Apollo 16 apresenta numerosos detalhes de design que lhe dão um fluxo de trabalho rápido, natural e, obviamente, melhores resultados. Suas saídas de monitoração são controladas digitalmente, mas permanecem no campo analógico, para que você não perca a resolução de áudio quando você ajustar o ganho. Mais de 195 LEDs de alta visibilidade fornecer dados completos de medição de saída e não há “pontos quentes” falsos através de sangramento de luz entre eles. Todos os controles frontais e o painel traseiro tem conexões de nível profissional e, finalmente, a operação autônoma significa que você pode usar as conexões de áudio de Apollo como uma mesa digital com DSP sem um computador conectado.

Principais Características

  • Portas FireWire e slot para placa opcional com conectividade Thunderbolt para Mac OS X e Windows.
  • 16 x 16 canais através de conectores DB-25 – ideal para consoles de mixagem, pré-amplificadores de rack, etc.
  • UAD-2 QUAD integrada. Útil para processamento em tempo real de plug-ins UAD com baixa latência (abaixo de 2ms) para mixagens ou gravação.
  • Monitoração de 4 vias em estéreo com saídas totalmente configuráveis.
  • Modo multi-unidade via MADI – cascateamento de duas Apollos 16.
  • Modo Pro Tools – Permite a fácil inserção de hardware analógico externo no Pro Tools.
  • Entradas e saídas virtuais – para processamento em tempo real de pistas de áudio ou de instrumentos utilizando-se plug-ins UAD.
  • Inclui saídas dedicadas de áudio no padrão analógico XLR ou digital AES/EBU.
  • Inclui o pacote “Analog Classics”, contendo os plug-ins LA-2A Leveler, 1176LN e Pultec EQP-1A
  • Recall total de configurações da interface
  • Compatibilidade total com placas adicionais UAD-2 (internas ou externas)

Assista ao vídeo abaixo (em inglês) e veja os lançamentos de 2013 da Universal Audio.

Obs: A placa opcional Thunderbolt é uma opção exclusiva para computadores Apple.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome E-Mail Website
Mensagem

© 1990 - 2024 Quanta Brasil. Todos os direitos reservados.