Técnica de microfonação estéreo para gravação de violão acústico

As 3 técnicas

As 3 técnicas a seguir foram usadas em inúmeras gravações, familiarizando-se com elas e experimentando-as você chegará ao timbre desejado. Na maioria das situações será desejável usar um par de microfones unidirecionais posicionados perto do instrumento, aproximadamente entre 15 a 30 centímetros.

Microfones com padrão cardioide geralmente são os melhores para violões pois captam com muito menos intensidade o efeito grave ocasionado pela proximidade, diferentemente de outros tipos de microfone direcional. O som deste instrumento ficará meio explosivo se gravado incorretamente, então experimente combinações de microfone diferentes na busca do melhor som.

Microfones espaçados – Setup 1

Para este setup 2 microfones são colocados com certa distância mas na mesma altura. Para o primeiro microfone usaremos um condensador de diafragma pequeno apontado para o 12º traste do instrumento para capturar as altas frequências e a dinâmica das cordas.

Para o segundo microfone usaremos um mic condensador de diafragma largo focado na ponte ou um pouco atrás dela para capturar as frequências mais graves do violão e as características do corpo do instrumento.

Microfone espaçados - 1

Quando usar esta técnica lembre da regra 3:1 onde a distância entre dois microfones deve ser pelo menos 3 vezes a distância entre cada microfone e o violão (por exemplo, se o Mic A estiver a 15cm do 12º traste, o Mic B deve estar pelo menos 45cm do Mic A.) Isto ajudará a manter a possibilidade de evitar-se cancelamento de fase e proporcionará um som mais suave que poderá funcionar bem em mono caso necessário.

Microfones espaçados – Setup 2

Esta técnica é uma variação da primeira, o mic 1 é um condensador de diafragma pequeno apontado para o 12º traste, o segundo entretanto, fica posicionado num suporte de microfone na altura dos ouvidos do músico e é apontando para a ponte ou para as cordas um pouco a frente da ponte. Para um músico destro o microfone será posicionado na altura do ombro direito, a frente do instrumento, com angulação voltada para o violão. Este setup proporciona um som brilhante e fino mas mais aberto que o do Setup 1.  Respeite a regra 3:1 mas experimente ligeiras variações de posição para melhorar o timbre.

Microfone espaçados - 2

X-Y Estéreo

X-Y normalmente é a forma mais fácil de se gravar e dificilmente você terá um som ruim com este setup por diferentes razões, primeiro por conta dos microfones estarem posicionados na mesma forma de nossos ouvidos, segundo pela razão do cancelamento de fase ser mais difícil pela proximidade dos mics, e, por último, pelas ondas chegarem ao mesmo tempo aos mics reduzindo chances de cancelamento de fase, sendo as pistas mono compatíveis se necessário for.

Pra começar coloque dois microfones condensadores de diafragma pequeno (se iguais seria o ideal) com um cápsula uma sobre a outra quase tocando-se num formato entre 90 até 120 graus, formando um V. Mantenha as cápsulas voltadas para o 12º traste, mas fique livre para distanciar um pouco mais o microfone ou deslocá-lo um pouco a frente ou em direção de outros trastes adjacentes para enfatizar frequências em particular.

XY Estéreo

18cm afastados do 12º traste trouxe-me uma boa combinação entre as frequências graves vindas do corpo e as frequências altas vindas do braço além de ênfase nos médios. Este setup cria uma imagem estéreo menor mas o som parecerá mais quente e natural.

Equalização e compressão

Enquanto alguns engenheiros de som gostam de adicionar equalização e compressão a violões acústicos enquanto gravam, outros preferem adicionar depois e caso seja necessário. É difícil saber como uma pista se comportará na mix, mas existem os plug-ins UAD Powered ! No final, e mais uma vez, não existem regras, então faça os testes com estes setups de microfonação e tenha excelentes resultados.

Fonte: http://www.uaudio.com/blog/stereo-miking-acoustic-guitar/

As 3 técnicas

As 3 técnicas a seguir foram usadas em inúmeras gravações, familiarizando-se com elas e experimentando-as você chegará ao timbre desejado. Na maioria das situações será desejável usar um par de microfones unidirecionais posicionados perto do instrumento, aproximadamente entre 15 a 30 centímetros.

Microfones com padrão cardioide geralmente são os melhores para violões pois captam com muito menos intensidade o efeito grave ocasionado pela proximidade, diferentemente de outros tipos de microfone direcional. O som deste instrumento ficará meio explosivo se gravado incorretamente, então experimente combinações de microfone diferentes na busca do melhor som.

Microfones espaçados – Setup 1

Para este setup 2 microfones são colocados com certa distância mas na mesma altura. Para o primeiro microfone usaremos um condensador de diafragma pequeno apontado para o 12º traste do instrumento para capturar as altas frequências e a dinâmica das cordas.

Para o segundo microfone usaremos um mic condensador de diafragma largo focado na ponte ou um pouco atrás dela para capturar as frequências mais graves do violão e as características do corpo do instrumento.

Microfone espaçados - 1

Quando usar esta técnica lembre da regra 3:1 onde a distância entre dois microfones deve ser pelo menos 3 vezes a distância entre cada microfone e o violão (por exemplo, se o Mic A estiver a 15cm do 12º traste, o Mic B deve estar pelo menos 45cm do Mic A.) Isto ajudará a manter a possibilidade de evitar-se cancelamento de fase e proporcionará um som mais suave que poderá funcionar bem em mono caso necessário.

Microfones espaçados – Setup 2

Esta técnica é uma variação da primeira, o mic 1 é um condensador de diafragma pequeno apontado para o 12º traste, o segundo entretanto, fica posicionado num suporte de microfone na altura dos ouvidos do músico e é apontando para a ponte ou para as cordas um pouco a frente da ponte. Para um músico destro o microfone será posicionado na altura do ombro direito, a frente do instrumento, com angulação voltada para o violão. Este setup proporciona um som brilhante e fino mas mais aberto que o do Setup 1.  Respeite a regra 3:1 mas experimente ligeiras variações de posição para melhorar o timbre.

Microfone espaçados - 2

X-Y Estéreo

X-Y normalmente é a forma mais fácil de se gravar e dificilmente você terá um som ruim com este setup por diferentes razões, primeiro por conta dos microfones estarem posicionados na mesma forma de nossos ouvidos, segundo pela razão do cancelamento de fase ser mais difícil pela proximidade dos mics, e, por último, pelas ondas chegarem ao mesmo tempo aos mics reduzindo chances de cancelamento de fase, sendo as pistas mono compatíveis se necessário for.

Pra começar coloque dois microfones condensadores de diafragma pequeno (se iguais seria o ideal) com um cápsula uma sobre a outra quase tocando-se num formato entre 90 até 120 graus, formando um V. Mantenha as cápsulas voltadas para o 12º traste, mas fique livre para distanciar um pouco mais o microfone ou deslocá-lo um pouco a frente ou em direção de outros trastes adjacentes para enfatizar frequências em particular.

XY Estéreo

18cm afastados do 12º traste trouxe-me uma boa combinação entre as frequências graves vindas do corpo e as frequências altas vindas do braço além de ênfase nos médios. Este setup cria uma imagem estéreo menor mas o som parecerá mais quente e natural.

Equalização e compressão

Enquanto alguns engenheiros de som gostam de adicionar equalização e compressão a violões acústicos enquanto gravam, outros preferem adicionar depois e caso seja necessário. É difícil saber como uma pista se comportará na mix, mas existem os plug-ins UAD Powered ! No final, e mais uma vez, não existem regras, então faça os testes com estes setups de microfonação e tenha excelentes resultados.

Fonte: http://www.uaudio.com/blog/stereo-miking-acoustic-guitar/

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