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  • LA 610 Mk II

    Channel Strip valvulado com pré-amplificador de microfone e instrumento

    Descrição

    O Pré-amplificador serve para igualar a intensidade do sinal oriundo de fontes, como microfones e captadores de instrumentos com o sinal de entrada em sistemas de gravação. Quando o sinal parte de um microfone ou de uma guitarra ele tem que ser ampliado até chegar a uma altura considerável para ser gravado, esta última é chamada de sinal de linha.

    O sinal de mic (Mic) é diferente do sinal de um captador de guitarra (Hi Z ou alta impedância) e o pré-amplificador é absolutamente necessário para amplificar o som desses equipamentos, porém o pré-amplificador tem que ter entradas específicas ou uma chave de comutação para atender a ambos estes sinais.

    Quando um equipamento tem somente a função de amplificar estes sinais descritos acima, chamamos de pré-amplificador. Quando o pré-amplificador tem outros recursos, como equalizador e compressor, este equipamento passa-se a chamar Channel Strip.

    O nome Channel Strip vem da disposição vertical de diferentes recursos de processamento de sinal para cada canal, presente nas mesas de som e consoles. Normalmente cada canal de uma mesa contém suficientes recursos para amplificar o sinal e equalizá-lo. Outros equipamentos mais sofisticados, têm também outros recursos, como compressão.

    O equalizador é um filtro que atua nas frequências sonoras. Com ele é possível aumentar ou diminuir determinada região de frequências, modificando a característica sonora do sinal que passa por ele.

    O compressor manipula a dinâmica do sinal que passa por ele. Basicamente o compressor diminui a distância (ou a diferença) entre as partes mais silenciosas e mais ruidosas de uma música, dessa forma as partes silenciosas ficam mais altas e as mais ruidosas ficam mais baixas.

    Isso faz com que as passagens mais intensas da música fiquem mais baixas, assim necessitando de um acréscimo de volume geral. Após a diminuição dessa diferença de intensidade sonora é o acréscimo do volume geral até que as partes ruidosas voltem a ter a mesma intensidade da original há a sensação de que a música ficou mais alta, porém na verdade é apenas o volume médio que aumentou. Esse processo é conhecido como compressão ou achatamento.

    O compressor necessita de um dispositivo que irá mudar a dinâmica do sinal, esse dispositivo pode ser um transistor (FET), um VCA (voltage controled amplifier), um sisema óptico formado por um resistor sensível a luz e uma lâmpada ou por uma válvula (Variable Gain).

    Os compressores ópticos são conhecidos por apresentar uma sonoridade mais musical e uma resposta de compressão mais lenta assim como os valvulados, enquanto que os transistorizados por ter uma sonoridade mais agressiva e serem mais rápidos à começar a comprimir o sinal.

    Indicado para estúdios profissionais a procura de um channel strip com a qualidade consagrada da UNIVERSAL AUDIO.

    Características

    • Design de pré-amp valvulado derivado do console modular 610
    • Seção de compressão LA-2A-style T4 opto Teletronix
    • Seleção de impedância variável controles de ganho e nível e seleção para instrumentos
    • Equalizador, channel strip, montado nos EUA
    • Entrada para Mic, Linha e Hi-Z (Instrumentos), Saída de linha
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