Como discotecar ou montar um show com uma boa relação harmônica entre músicas.Como discotecar ou montar um show com uma boa relação harmônica entre músicas.

A Camelot Wheel é “A” ferramenta para DJs e músicos que querem montar a ordem das músicas em um show de forma que fiquem interessantemente posicionadas em relação ao conteúdo harmônico.

Essa roda exibe a melhor opção de tonalidade para uma próxima música, que é no intervalo de quinta (uma quinta acima), quarta (uma quinta abaixo) e também a sua relativa menor (sexto grau), ou seja: se estamos tocando uma música em Do maior (8B), a próxima encaixará melhor se for Sol maior (9B), Fá maior (7B) ou La menor (8A). Para facilitar o entendimento os acordes menores (as relativas menores do acordes maiores) na Camelot Wheel são os de letra A e os maiores são os de letra B e um fica de frente para o outro, portanto têm o mesmo número.

A organização é similar a de um relógio, basta ver qual é a primeira tonalidade e ir andando par a próxima no sentido horário ou anti-horário.

Portanto para usar a Camelot Wheel faça assim:

1. Verifique qual é a tonalidade da primeira música, por exemplo:  Fá menor = 4A

2. Escolha a próxima música como sendo a 5A ou 3A. Alternativamente é possível escolher a 4B.

3. Pronto é só ir andando pela Camelot Wheel e seu setup ficará bem mais interessante. Tente andar por toda ela para criar um setup rico, harmonicamente falando.

Clique aqui e faça o donwload da “Traktor Key Wheel”.

Daniel Raizer é Especialista de Produtos Sênior da Quanta Brasil, músico, colunista da Revista Áudio, Música e Tecnologia, autor do livro Como fazer música com o Pro Tools” pela editora Musitec e mantém o blog cultural www.danielraizer.blogspot.com.br

3 Comentários

  1. Felipe Paniago disse:

    Para detectar a nota das músicas, tem um software chamado Mixed in the Key. Vale a pena!!

    http://www.mixedinkey.com/

    • Daniel Raizer disse:

      Legal Felipe, obrigado pela contribuição! Apesar de ter um pequeno custo o Mixed in key é bem legal. Quem usa o Traktor tem essa ferramenta já dentro do próprio software e quem quer uma alternativa gratuita o Rapid Evolution é a melhor opção e pode ser achado em http://www.mixshare.com.

Deixe o seu comentário!

Nome E-Mail Website
Mensagem

© 1990 - 2024 Quanta Brasil. Todos os direitos reservados.