Lançamentos apresentados na NAMM Show 2013

Hoje começou a NAMM Show 2013 na California, um dos maiores espetáculos de produtos de áudio e tecnologia do mundo. O evento vai até o 27 de janeiro e até lá o mercado ganhará diversos produtos novos. Confira abaixo alguns lançamentos da DPA, PreSonus e Apogee.

PreSonus Studiolive 32.4.2

PreSonus Studiolive 32.4.2 AI

Seguindo o sucesso arrebatador da série de mesas digitais StudioLive a Presonus acaba de lançar a StudioLive 32.4.2AI, uma mesa de som digital de 32 canais especialmente desenvolvida para atender a todos as etapas envolvidas na captura e processamento de áudio em performances ao vivo ou em gravações. Essa nova mesa de som integra recursos vindos da próxima geração da tecnologia de integração ativa, incluindo uma central de processamento dual-core com 64 vezes mais processamento e incríveis 10.000 vezes mais memória RAM que a versão anterior top de linha da Presouns, a StudioLive 24.4.2. Seu sofisticado protocolo de comunicação permite que seja controlada remotamente sem a necessidade de um computador externo.

Destaques importantes são os 32 pré-amplificadores Classe A XMAX™ integrados com chave de comutação de phantom power individual por canal, um pré-amplificador extra com phantom power sempre ativo para a função de talkback, 32 entradas de linha, 14 auxiliares, 4 subgrupos com configuração de atraso (delay) para suas saídas, Fat Channel com processamento de dinâmica e equalização paramétrica, interface de áudio com conectividade Firewire 800 de 48 x 34 canais, entre outros que levam a mixagem digital a um novo nível de sofisticação.

Mesmo tendo um longo arsenal de recursos, esse novo modelo mantém a facilidade de uso e o fluxo de trabalho rápido que ajudou a fazer as mesas de som digitais da série StudioLive um sucesso mundial. Todos os principais recursos de mixagem estão sob os dedos, sem distrações com mudanças de telas ou bancos.

A StudioLive 32.4.2AI incorpora todos os recursos do premiado Fat Channel presentes na StudioLive 24.4.2, incluindo roteamento flexível, ajuste de panorama, filtro passa-alta e inversão de polaridade em todos os canais, além de recursos completos de gating, compressão e limiter, juntamente com um equalizador paramétrico de 4 bandas para todos os canais, auxiliares, subgrupos, e mandadas para efeitos. Aproveitando a imensa central de processamento para a integração ativa, essa nova mesa de som digital permite aos usuários criar dois conjuntos completos de equalização e dinâmica para cada canal e, em seguida, fazer uma rápida alternação para comparação, usando-se a tecla Alt EQ/Dyn.

Também é novidade neste modelo seis grupos de Mute, com interruptores All, On/Off  e Off e mais seis botões para armazenamento de cenas designáveis pelo usuário, que podem ser carregadas instantaneamente. Esta também possui quatro mandadas para efeitos internos: duas para reverbs e duas para delays.

Diferentemente dos modelos anteriores, a StudioLive 32.4.2AI tem porta Ethernet e USB 2.0, sendo que nesta última pode-se conectar o adaptador USB Wi-Fi para acesso à redes sem fio. Isso permite que você se conecte a uma rede que tenha um roteador sem fio ou a cabo. Usando qualquer uma dessas conectividades o mixer pode ser controlado a partir de um laptop, iPad®, iPhone® ou iPod Touch®; a conectividade FireWire com um computador não é necessária.

Uma linha completa de placas de expansão estará disponível para a 32.4.2AI em 2013. Cada placa virá equipada com conectividade FireWire S800 e saídas no formato estéreo com conectividade S/PDIF. Por padrão de fábrica as mesas 32.4.2AI vem com uma placa adicional com conectores para Ethernet. Duas placas que oferecem os protocolos Dante e Thunderbolt estão em desenvolvimento.

A StudioLive 32.4.2AI integra-se totalmente às versões atualizadas do mesmo pacote de software introduzidos para os modelos anteriores da linha StudioLive, como o VSL-AI que faz o controle, edição e manutenção de bancos de dados, o SL Remote-AI, um controle remoto sem fio para usuários de iPad, o QMix para controle sem fio para usuários de iPhone e iPod Touch, o Capture 2.0, software de gravação de áudio pré-configurado e o elogiadíssimo Studio One®, a plataforma DAW do artista. Esta combinação de hardware e software fornece recursos que nenhuma outra mesa de som digital perto de sua classe de preço oferece.

PreSonus PRM1

PreSonus PRM1

Um dos novos produtos da Presonus, que foi lançado na NAMM 2013, é o microfone condensador de precisão e de referência PRM 1 que oferece a captação precisa das características do ambiente no qual se encontra. Este sinal produzido serve de base para análise usando-se ferramentas que atuam em tempo real (RTA) e espectrógrafos. Este microfone integra-se perfeitamente com o aplicativo Virtual Studio Live com a tecnologia SMAART, presente nos consoles da linha StudioLive, formando um conjunto excepcional para análise, alinhamento e correção de PAs e ambientes de mixagem.

Características

  • Cápsula de ¼ de polegada, pré-polarizada de eletreto a condensador
  • Frequência de resposta linear entre 20 Hz e 20 kHz
  • Padrão polar omnidirecional
  • Baixo nível de ruído e baixa distorção
  • Todo construído em metal
  • Acompanha cachimbo, filtro corta-vento e estojo rígido
  • Fabricado com componentes de alta qualidade
  • Adequado para a análise em sistemas de medição
  • Especialmente recomendado para uso com os consoles Presonus StudioLive e VSL com a tecnologia de medição Smaart
PreSonus Sceptre

PreSonus Sceptre

A PreSonus anunciou a linha  Sceptre de monitores de referência, um projeto que inclui um processador dual-core que atuam em 32 bits a 96 kHz que utiliza o algoritmos Fulcrum Accoustics TQ de equalização temporal. Os monitores Sceptre CoActual entregam clareza e coerência que anteriormente só estavam disponíveis em sistemas high-end, no entanto são um investimento acessível para estúdios de projeto.

Essa primeira série de monitores controlados via DSP com algoritmos TQ inclui dois modelos. O Cetro S8 CoActual Studio Monitor, que combina um alto-falante de 8 polegadas para as frequências média-baixas e uma corneta com transdutor de 1 polegada (25 mm) para as altas frequências  em uma única unidade coaxial com bobinas alinhadas. O Sceptre CoActual S6 integra um alto-falante de 6,5 polegadas para as médias-graves e um driver de 1 polegada (25 mm) cornetado para as altas frequências.

Ambos os modelos têm portas acústicas. “Os designers dessas caixas estavam conscientes de que os projetos de montagem coaxial oferecer vantagens quando uma fonte sonora de ponto único consistente oferece padrão de dispersão simétrica”, observa o vice-presidente executivo de desenvolvimento de produtos da PreSonus, John Bastianelli.”.

Os monitores da linha Sceptre incluem controles que permitem total integração em qualquer estúdio. Um interruptor de quatro posições para diversas configurações a espaços acústicos distintos controla um filtro shelving  de segunda ordem centrado em 100 Hz com quatro configurações de atenuação (sem atenuação, -1,5dB, -3dB, e -6dB), de modo que você pode controlar a resposta de graves para salas com dimensões variadas. Um interruptor para filtragem High Pass a 12dB/oitava para filtragem de baixas frequência com corte linear em 60Hz, 80Hz ou 100 Hz. Altas frequências podem ser controladas pelo interruptor que ajusta o nível geral do tweeter linear em 0dB, +1dB, -1,5dB ou -4dB. O controle de sensibilidade varia de +4 dBu para -10 dBV.

Os sistemas adotado para alimentação é a bi-amplificação, ou seja, cada transdutor é alimentado por uma potência Classe D de 90W RMS com um dissipador de calor interno.

Todos os monitores dessa série têm um conector XLR e TRS de ¼ de polegada para entradas de nível de linha, com controle de nível. Oferecem também blindagem contra RF, saída com limitador de corrente e proteção térmica, fontes de alimentação interna com conectores IEC e interruptores com LEDs. Um amplificador “soft start” elimina os estalos na energização inicial.

PreSonus Eris

PreSonus Eris

Além da linha de monitores Sceptre, a Presonus lançou a linha de monitores Eris. São monitores de estúdio reais que entregam uma resposta de frequências muito precisa com um grave pesado e muito claro. Isso é o que você precisa em um home studio. Graças aos transdutores em Kevlar para as baixas frequências e aos tweeters de cúpula em seda cúpula, junto com um amplificador classe AB de amplificação e controle de ajustes de equalização profissional, o Eris torna-se o candidato ideal para qualquer aplicação musical em ambientes domésticos e profissionais.

No entanto, os monitores Eris são ultra acessíveis, tendo ótimo preço. Com dois modelos disponíveis você pode facilmente encontrar o monitor Eris que melhor se adequa às suas necessidades de estúdio.

Se o espaço é o problema, ou se você quer o máximo em portabilidade, considere o compacto Eris E5, que ocupa apenas a 178mm x 260mm x 195mm e pesa apenas 4,63kg. Você pode encaixá-lo em quase qualquer espaço do seu estúdio.

Os alto-falante de graves do E5 tem 5,25 polegadas, fabricado em Kevlar cruzado e conta com um amplificador classe AB de 45W. O tweeter tem 1 polegada (25 mm), fabricado em seda e é  alimentado  por um amplificador classe AB de 35W.

Este monitor pode propiciar um pico de reprodução de 102dB SPL e tem resposta de frequência entre 64Hz e 22kHz. Para um monitor de estúdio em seu tamanho e faixa de preço, isso é impressionante.

Para uma resposta de baixas frequências estendidas considere o E8. Com alto-falante de 8 polegadas também em Kevlar trançado para as baixa frequência, impulsionado por um amplificador de 75 watts classe AB, faz com que chegue até 45Hz. Como o E5, o E8 pode chegar até 22kHz, graças ao tweeter de 1,25 polegadas (32 mm), com cúpula em seda. No entanto, o tweeter do E8 é impulsionado por um amplificador mais pesado, Classe AB que atinge 65W, fornecendo assim picos da ordem de 105 dB SPL.

Os monitores da linha Eris tem dutos frontais e são feitos de laminados de densidade média (MDF).

Ambos os modelos de Eris fornecem entradas XLR e TRS balanceadas assim como entradas no formato RCA para nível de linha. Quando ambas as conexões balanceadas estão em uso a entrada TRS substituirá a entrada XLR. A entrada RCA é adicionada ao caminho do sinal.

Com essa seleção de conectores não haverá nenhum problema ao ligar os monitores com praticamente qualquer fonte de sinal de linha. Se a sua fonte de sinal é desbalanceada basta usar um cabo RCA com adaptador.

O monitores E5 e E8 da linha Eris fornecem três controles de equalização em sua seção de ajuste acústico: Corte de altas, médias e baixas. Estes controles permitem ajustar os monitores para que seja possível ouvir uma mixagemcom em um carro ou rádio portátil. O controle Low também é útil quando se utiliza o E5 ou o E8 em conjunto com um subwoofer. Oferecem também blindagem contra RF, saída com limitador de corrente e proteção térmica. Um amplificador “soft start” elimina os estalos na energização inicial.

DPA d:facto II

DPA d:facto II

Mais uma vez a DPA surpreende seu público na NAMM. Agora o d:facto II traz o som de estúdio de verdade para o palco. Esse microfone fornece aos vocalistas e engenheiros de som o benefício adicional dos sistemas sem fio sem detrimento da qualidade de captura.

O novo d:facto II garante aos usuários o som excepcional da DPA com os populares sistemas sem fio da atualidade, como os das marcas Sony, Lectrosonics, Shure, Wisycom e Sennheiser. O d: facto II oferece melhor desempenho de áudio que qualquer outro microfone, pois é soberbamente linear em resposta de frequência e fase, tanto dentro como fora do eixo direto, enquanto sua definição impressionante e precisão reproduz a voz de vocalistas sem esforço.

Igualmente dentro do estúdio ou em aplicações ao vivo, o d:facto II é a certeza de ser o favorito imediato dos engenheiros de som ao vivo. É simples sua arquitetura plug-and-play que lhe permite reproduzir um som extraordinário e natural, chegando ao nível extremo de acomodar sinais perto de 160 dB SPL. Tal como acontece com todos os microfones da DPA, o d:facto II proporciona ganho superior antes da realimentação, assim como um robusto sistema de três etapas de proteção anti-pop construída dentro do microfone para remover ruídos indesejados.

A versão com fio do d:facto II, bem como as com os adaptadores para sistemas Shure, Sony, Lectrosonics e Wisycom estarão disponível em Fevereiro de 2013. Os adaptadores para os sistemas Sennheiser estarão disponível em março de 2013.

Apogee One, Duet e Quartet para iPad/Mac e App Maestro

Apogee One, Duet e Quartet para iPad/Mac e App Maestro

A Apogee lançou uma série nova de interfaces de áudio que são diretamente compatíveis com os computador da marca Apple e também com o iPad, iPhone e iPod Touch. Antes já era possível utilizar algumas interfaces da Apogee com esses “iDevices”, mas agora, com estes novos lançamentos, principalmente o iPad conecta-se diretamente à estas e também pode ser carregado enquanto aplicativos para produção musical estão em uso, facilitando enormemente a produção musical em qualquer local. As interfaces também podem ser controladas virtualmente através do iPad com a instalação do aplicativo Maestro para iOS. No caso da Duet iPad/Mac e Quartet iPad/Mac há um conector USB onde pode-se conectar um teclado MIDI que enviará sinal MIDI ao aplicativo em uso, tanto no Sistema operacional OS X como no iOS.

As novas interface são: One iPad/Mac, Duet iPad/Mac e Quartet iPad/Mac.

One iPad/Mac

Com corpo em metal e mais alongado que sua versão anterior, agora a One conta com a possibilidade de gravação de dois sinais simultâneos, vindos da conexão de instrumento e de microfone ou da conexão de instrumento e microfone interno. Sua conectividade agora é USB 2.0 trazendo vários benefícios, sendo o mais evidente o aumento da qualidade da taxa de amostragem que subiu para 96kHz. Além dos cabos necessários para conexão com computador ou iPad (inclusos no pacote) a Apogge oferece também o adaptador para encaixe a pedestal de microfones, item muito útil e que não precisa mais ser comprado à parte. A qualidade de som foi melhorada com a troca dos conversores para os da segunda geração. É necessário conectar a interface de áudio à tomada para poder carregar o iPad durante o uso.

Duet iPad/Mac

Apesar de ter as mesmas especificações técnicas de sua versão anterior, a Duet 2, essa versão conta com um circuito diferenciado que permite que a interface seja utilizada plenamente com iPads, iPhones e iPod Touches, criando um produto totalmente novo. Na parte traseira da interface há uma nova porta USB, onde é possível conectar um teclado MIDI e enviar sinal MIDI para qualquer aplicativo, seja esse de OS X ou iOS. Ao conectar a Duet ao iPad/Mac ao iPad e esta à tomada é possível carregar o tablete enquanto se trabalho com aplicativos musicais, evitando quedas de energia de forma abrupta por conta do processamento pesado desses aplicativos, assim estendendo o período útil de trabalho, diga-se: diversão.

Quartet iPad/Mac

Na verdade a Quartet iPad/Mac não é um produto novo, mas sim um update de sistema operacional interno apenas (Firmware). Qualquer usuário de Quartet anterior a este lançamento pode transformar a sua interface na versão diretamente compatível com o iOS bastando instalar o novo firmware que estará disponível a partir de fevereiro. Será necessário também adquirir um cabo com conectores mini USB e iOS e fazer o download do aplicativo Maestro para iOS. Todas as novas Quartets agora ganharam o título iPad/Mac a partir de hoje e já virão com o novo firmware instalado de fábrica. As características técnicas continuam sendo as mesmas.

2 Comentários

  1. toni disse:

    GOSTARIA DE TESTAR OS MONITORES E A MESA DE 32.4.2

Deixe o seu comentário!

Nome E-Mail Website
Mensagem

© 1990 - 2024 Quanta Brasil. Todos os direitos reservados.