Introdução aos DrawbarsIntrodução aos Drawbars

Introdução aos Drawbars

Meu primeiro contato com um instrumento eletrônico ocorreu quando eu comecei meus estudos com o órgão eletrônico, aos nove anos de idade. Naquele tempo, os modelos de órgãos disponíveis não possuíam os sons orquestrais incríveis e os recursos presentes nos modelos atuais. Organistas estavam “limitados” aos sons gerados através da combinação de nove drawbars, controle de percussão, e dos efeitos do alto-falante Leslie. Limitados talvez não seja a palavra mais adequada, já que há aproximadamente 253 milhões de combinações possíveis de som que podem ser produzidos com a combinação dos nove drawbars.

Confesso que foi uma emoção e um prazer ver drawbars reais no novo Nord Electro 4D. Eles são idênticos aos que aparecem nos modelos dos Hammonds que popularizaram o som do órgão eletrônico.

A técnica dos drawbars desempenha um papel fundamental na performance de qualquer organista. Muitos organistas são conhecidos e reconhecidos por alguns dos sons e estilos únicos conseguidos com uma configuração de drawbars específica, como por exemplo, Charles Earland, famoso pela configuração 848800000, ou Groove Holmes, por sua configuração 848000001 (sem percussão). Podemos ainda citar outras lendas como Jimmy Smith, Earl Grant, Walter Wanderley, entre muitos outros.

Mas quando falamos na registração por drawbars, é muito mais comum (e fácil) se guiar pela forma (shape) da configuração visual, ou seja, na forma desenhada pelos drawbars quando estes são puxados para fora. Quando um organista quer um determinado som, ele geralmente não pensa nos números, mas na forma feita pelos drawbars puxados, em relação ao som que ele quer. Na pratica, podemos perceber inclusive quando um organista faz a forma exata das drawbars com a mão puxando todos de uma só vez, e em muitas gravações, podemos ouvir o organista manipular o som com os drawbars em tempo real (com a mão esquerda), segurando um acorde com a mão direita.

Confira abaixo algumas formas populares de configuração dos drawbars:

Pistol – 008400000:

Half Moon – 004555554

Right Triangle – 008776543

Inverted Triangle – 004676543

Utilize os comentários deste post para compartilhar as definições legais de órgãos que você já usou ou já ouviu em alguma música.

Jobert Gaigher
Especialista de Produto

2 Comentários

  1. Germano disse:

    Ótima postagem! A Timbres pede licença para postá-la em seu blog, colocando os devidos créditos e fonte da postagem.
    Agradecemos.
    Germano

Deixe o seu comentário!

Nome E-Mail Website
Mensagem

© 1990 - 2024 Quanta Brasil. Todos os direitos reservados.