Liane Hentschke, uma das autoras dos livros do e-Som, é a nova diretora de Cooperação Institucional do CNPq

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Liane Hentschke, tomou posse, no dia 14 de agosto, do cargo de diretora de Cooperação Institucional, em cerimônia realizada na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O decreto de nomeação, assinado pela Presidenta da República, Dilma Roussef, foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 9.

Estavam presentes na cerimônia de posse o presidente do CNPq, Glaucius Oliva; o diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais (DEHS), Guilherme Sales de Melo; o diretor de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), Ernesto Costa de Paula; o coordenador-geral do Programa Ciência sem Fronteiras, Márcio Ramos Oliveira, o Chefe de Gabinete do CNPq, Cláudio Valério, e o antecessor de Liane na Diretoria de Cooperação Institucional (DCOI), Manoel Barral Netto.

Para o presidente do CNPq, é uma honra receber uma pesquisadora, cientista e professora de renome internacional com intensa atividade de pesquisa na área de música e que contribuiu de forma significativa para a ciência brasileira. “Agradecemos à professora Liane por ter aceitado este desafio, pois estamos em um ano de concluir tarefas, o encerramento de um ciclo de propostas. Agradeço o ex-diretor de Cooperação Institucional, Manoel Barral Netto, e o diretor-substituto, Márcio Ramos Oliveira, pelas contribuições ao longo do período que estiveram à frente da DCOI”, ressalta Glaucius Oliva.

Após assinar o termo de posse, a nova diretora agradeceu o convite e se disse honrada em fazer parte de um grupo distinto e de alto nível como é composto pelos dirigentes do CNPq. “Há mais de 20 anos sou pesquisadora e dedicada ao serviço público brasileiro, à educação, à ciência e tecnologia. Acumulei conhecimento e sabedoria para tratar com humildade a diversidade cultural, não somente geográfica, mas a multiplicidade de cada um de nós. O objetivo é que nossos programas alcancem não só projeção nacional como internacional e possam mostrar a contribuição significativa do Brasil na área de ciência e tecnologia”, destaca Liane.

A Diretoria de Cooperação Institucional é composta pela Coordenação-Geral de Cooperação Internacional, Coordenação-Geral de Cooperação Nacional e Coordenação-Geral do Programa Ciência sem Fronteiras, além dos Serviços de Prêmios e de Suporte à Propriedade Intelectual.

Currículo – Doutora em Educação Musical pela University of London, Inglaterra, com pós-doutorado na mesma instituição, Liane Hentschkeé professora titular do Departamento de Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do International Music Council – IMC, órgão assessor de música para a UNESCO. Desde 1992 tem atuado como professora no curso de Licenciatura em Música e como professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Música/UFRGS.

Pesquisadora Nível 1 do CNPq, coordena o grupo de Pesquisa FAPROM (Formação e Atuação de Profissionais em Música), do PPG-Música UFRGS. Representou o Brasil em um projeto de pesquisa internacional, sobre motivação de alunos para aprender música em oito países. Possui pesquisas e publicações nas áreas de avaliação, educação musical formal e informal, formação inicial e continuada de professores de música, motivação para aprender e ensinar música e TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na educação musical. Ministrou palestras, conferências e publicou artigos científicos, capítulos de livros em diversos países incluindo, Brasil, Alemanha, Áustria, Austrália, Argentina, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Hong Kong, Tailândia e Venezuela. É autora e co-autora de 16 livros publicados no Brasil sobre Educação Musical.

Sua contribuição em órgãos governamentais: a) membro do Comitê Científico de Artes e Letras da FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – (1996 a 1998); b) membro da Comissão de Especialistas de Ensino de Artes, Secretaria de Ensino Superior, Ministério da Educação e do Desporto – CEEARTES/SESU/MEC (1996-1998); c) Membro da Comissão Especialista de Ensino de Música CEEMÚSICA/SESU/MEC (1998-2000); d) membro do Comitê Assessor da SESU/MEC (2002-2004). No campo editorial nacional e internacional, tem atuado como membro editorial da Revista Eufonia (Espanha); Research Studies in Music Education (Inglaterra), British Journal of Music Education (Inglaterra).

Fonte: Portal CNPq

Fotos: Marcelo Gondim

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome E-Mail Website
Mensagem

© 1990 - 2024 Quanta Brasil. Todos os direitos reservados.