Glossário de Cabos

No mundo do áudio multicanal a conectividade tem sempre sido um daqueles assuntos não muito interessantes para gastar tempo mas muito importantes para serem ignorados.

Todo mundo já se encontrou numa situação de estar com cabos e entradas de conexão diferentes e a Lei de Murphy diz que você encontrará uns 6 adaptadores em sua gaveta mas provavelmente nenhum deles servirá, incluindo um irritantemente próximo do que você precisa.

Quanto mais a tecnologia torna-se sem fio menos vemos cabos pelo caminho, porém, ao mesmo tempo, não existe como reduzir o tamanho de conectores e cabos respeitando seus protocolos de conexão capazes de enviar os sinais necessários.

Aqui vai então um resumo, não completo sobre alguns dos cabos mais usados nos dias de hoje. Deixaremos de lado os protocolos mais antigos como TDIF e SCSI em favor das tecnologias atualmente em uso.

TRS/TS (áudio)

Cabo TRS

Originalmente concebido para uso na telefonia o plug de ¼ de polegada surgiu no fim do século XIX e continua sendo o plug mais comum para os músicos. TRS, abreviatura de “Tip-Ring-Sleeve,” representa as 3 partes do conector (Tip = positivo, Ring = negativo e Sleeve = terra) e carrega um sinal balanceado. Sinais balanceados são necessários para cabos mais longos que podem criar ruído em longas distâncias.

O TS (Tip-Sleeve) é a versão de 2 fios não balanceada. Devido a semelhança e compatibilidade física não é difícil achar que é um TRS. O TS possui apenas 2 fios conectados ao plug de ¼ de polegada, e se você está conectado e só ouvindo um lado da mix provavelmente confundiu cabos.

Os Plugs TS são usados geralmente para guitarras e outros instrumentos, versões estéreo são comuns para fones de ouvido, envios auxiliares e entradas e saídas em equipamentos de áudio que não precisem de cabos compridos como mixers, compressores e preamps.

Cabo TS

Se você já esteve em estúdio gravando já deve ter visto variações de plugs TRS como os usados por muito tempo em equipamentos de áudio hi-end e de telecomunicações, eram cabos com conectores TT (tiny telefone – pequeno telefone) e tornaram-se onipresentes em racks e consoles de estúdios profissionais permitindo 96 jacks de conexão num espaço rack 1U.

Na última década começaram a aparecer variações da conexão TRS/TS  que tornaram-se extremamente populares como a miniatura (oitavo de polegada) e a  subminiatura (3/32-polegada) usadas na maioria dos telefones e players MP3.

XLR (áudio e áudio digital)

Cabo XLR

Apresentada pela Cannon Electric (agora parte da ITT), XLR é algo que ainda refere-se ao conector Cannon ou coloquialmente ”Cabo longo”,  referindo-se aos longos cabos usados em conexões balanceadas.

Os conectores são circulares em 3 a 7 pinos, mais comumente a versão balanceada de 3 pinos foi de fato padrão para microfones durante muitos anos. XLR de 3 pinos também são usados em conexões com falantes, fontes, controles de iluminação e outras aplicações.  Também carregam sinal digital através do protocolo profissional AES/EBU.

Diferente dos cabos XLR analógicos a conexão digital AES/EBU conta com 2 canais de áudio digital em um único cabo. Dependendo do equipamento amostragens de 44.1kHz a 96kHz podem ser levadas por cabos em modo “Single Wire”. Entretanto, às vezes o modo “Dual Wire” torna-se necessário para trabalhar com amostragens maiores para ultra fidelidade de áudio em 176.4kHz ou 192kHz. Ai sim apenas um canal de áudio estará em cada cabo.

Outra variação da conexão XLR possui 4 pinos, que são usados como padrão em broadcast, Cinema e TV. Os conectores XLR de 5 pinos são usados em alguns microfones estéreo, como o Shure VP88. Versões de 6 pinos são usadas para luzes de palco e sistemas de intercomunicação, enquanto modelos de 7 pinos são encontrados em microfones condensadores antigos que usam fonte própria em vez de phantom power.

RCA (áudio)

Cabo RCA

Algumas vezes chamado de phono, RCA é um condutor duplo de protocolo não balanceado encontrado em produtos eletrônicos, toca discos e outros equipamentos de uso comum. O nome RCA vem da gigante corporação Radio Corporation of America (agora parte da BMG), que introduziu este design nos anos 40.

Cabos RCA também podem transportar sinais digitais usando protocolo S/PDIF (Sony/Philips Digital Interconnect Format). São encontrados em grande parte nas interfaces de áudio e vídeo. Diferente do RCA analógico, as conexões digitais  S/PDIF levam dois sinais de áudio distintos num mesmo cabo.

MIDI (dados)

Cabo MIDI

Cabos MIDI (Musical Instrument Digital Interface) tem sido usados desde o meio dos anos 80 pra interconectar computadores, sequencers, teclados, módulos, efeitos e outros equipamentos controlando-os via comandos de dados MIDI.

Conexões MIDI também carregam MTC (MIDI Time Code), que é usado para sincronizar estações de trabalho, sequencers e instrumentos além de outros equipamentos MIDI.

Este design de conector DIN possui uma variedade de formatos e configuração de pinos, mas a variação MIDI 5 pinos provavelmente é a mais vista. Os cabos MIDI diferentemente dos anteriores mencionados só carregam dados.

ADAT Lightpipe (áudio digital)

Cabo ADAT

 ADAT Lightpipe apareceu no tape ADAT digital multipista da Alesis apresentado em 1992. A conexão do tipo Lightpipe transporta 8 canais de áudio sem compressão 24-bit (em amostragens de 44.1 kHz ou 48 kHz) usando um cabo de fibra ótica originalmente usado para transferir áudio entre gravadores ADAT.

Enquanto o gravador ADAT virou parte do passado, a formato Lightpipe tornou-se onipresente, usado e consoles digitais de mixagem, conversores, interfaces de áudio, efeitos entre outros.

Mais recentemente, vê-se uma tendência quanto a preferência dos engenheiros em gravar e mixar usando maiores amostragens para atingir nível maior de fidelidade em suas gravações. Para permitir altas amostragens de áudio digital passando pelo cabo Lightpipe foi criado o suporte “Sample Multiplexing” ou S/MUX. Enquanto o ADAT Lightpipe permite apenas 8 canais  de áudio digital passando a 44.1 ou 48kHz, S/MUX permite 4 canais de áudio digital usando amostragens de 88.2 ou 96 kHz ou 2 canais usando resolução 176.4 ou 192 kHz.

A tecnologia S/MUX sobre Lightpipe geralmente é vista quando existem 4 portas ADAT no dispositivo, duas de entrada e duas de saída. Entretanto nem todos os equipamentos de áudio com suporte ADAT lightpipe suportam S/MUX, então é importante sempre checar estas e outras informações no manual.

Word Clock

Cabo WordClock

O BNC (British Naval Connection) protocolo de cabo coaxial é usado em estúdios para transportar o sinal de Word Clock, um sinal usado para sincronizar estações de áudio, máquinas de tape digital e outros equipamentos via S/PDIF, AES/EBU, ADAT ou outro formato de áudio digital.

USB (áudio, dados, conectividade)

Cabo USB

Universal Serial Bus tornou-se padrão da indústria desde a sua introdução no final dos anos 90. Foi projetada como protocolo de conectividade para computadores e é usada hoje em tudo desde teclados, impressoras, smartphones e HDs até interfaces de áudio, MIDI entre outros. É raro hoje em dia encontrar um computador ou dispositivo que não possua uma porta USB.

A original versão USB 1.0 suportava 12 Mbps (megabits por segundo), tornando-a impraticável para transportar mais do 4 canais de áudio. A introdução da versão USB 2.0 em 2000, transferindo 480 Mbps, criou mais opções abrindo possibilidade para sistemas USB multicanal. No final de 2008 o USB 3.0 capaz de transferir 5 Gbps (gigabits por segundo), deu nova vida ao protocolo USB.

FireWire (áudio, dados, conectividade)

Cabo FireWire

FireWire é o nome comercial criado pela Apple para o protocolo IEEE 1394 de alta velocidade. Introduzido pela Apple em computadores no ano de 1999 (e em alguns computadores Sony com o nome de i.Link), FireWire é um protocolo concorrente ao USB para vídeo e áudio multicanal bem como discos rígidos e outros dispositivos.

Conexões FireWire 400 de 6 pinos podem ser encontradas na grande maioria das interfaces de áudio feitas na última década. As FireWire 400 de 4 pinos geralmente são usadas em ambiente Windows e já não são tão comuns agora.

Hoje, nos Macs mais modernos e interfaces de áudio encontramos conexões FireWire 800 de 9 pinos. A maior diferença entre FireWire 400 e 800 é a capacidade de transporte de dados. FireWire 400 suporta 400 Mbps, enquanto a FireWire 800 suporta 800 Mbps. Então você poderá rodar mais canais de áudio com uma conexão FireWire 800.

Thunderbolt (áudio, dados, conectividade)

Cabo Thunderbolt

Desenvolvido pela Intel em colaboração com a Apple, transferindo 10 Gbps, Thunderbolt é a última palavra em protocolo de transmissão de dados para conectar dispositivos ao computador, sejam interfaces de áudio, HDs, monitores, equipamentos de vídeo entre outros.

Thunderbolt tem flexibilidade única pois pode rodar protocolos diferentes simultaneamente usando apenas um único cabo,  Thunderbolt suporta nativamente os protocolos PCI Express (PCIe) e Apple DisplayPort, mas pode ser adaptada para rodar em qualquer protocolo rodando numa placa PCIe — FireWire, USB, HDMI e Ethernet. Com Thunderbolt você não precisa de PCIe apenas uma porta Thunderbolt em seu Mac ou PC.

Embora este protocolo esteja ainda em seu início de vida muitos fabricantes já abraçaram este formato e agora mais suporte deverá aparecer devido a sua versatilidade e capacidade de transferência.

Fonte: http://www.uaudio.com/blog/studio-basics-cable-glossary/

No mundo do áudio multicanal a conectividade tem sempre sido um daqueles assuntos não muito interessantes para gastar tempo mas muito importantes para serem ignorados.

Todo mundo já se encontrou numa situação de estar com cabos e entradas de conexão diferentes e a Lei de Murphy diz que você encontrará uns 6 adaptadores em sua gaveta mas provavelmente nenhum deles servirá, incluindo um irritantemente próximo do que você precisa.

Quanto mais a tecnologia torna-se sem fio menos vemos cabos pelo caminho, porém, ao mesmo tempo, não existe como reduzir o tamanho de conectores e cabos respeitando seus protocolos de conexão capazes de enviar os sinais necessários.

Aqui vai então um resumo, não completo sobre alguns dos cabos mais usados nos dias de hoje. Deixaremos de lado os protocolos mais antigos como TDIF e SCSI em favor das tecnologias atualmente em uso.

TRS/TS (áudio)

Cabo TRS
Cabo estéreo 1/4” TRS

Originalmente concebido para uso na telefonia o plug de ¼ de polegada surgiu no fim do século XIX e continua sendo o plug mais comum para os músicos. TRS, abreviatura de “Tip-Ring-Sleeve,” representa as 3 partes do conector (Tip = positivo, Ring = negativo e Sleeve = terra) e carrega um sinal balanceado. Sinais balanceados são necessários para cabos mais longos que podem criar ruído em longas distâncias.

O TS (Tip-Sleeve) é a versão de 2 fios não balanceada. Devido a semelhança e compatibilidade física não é difícil achar que é um TRS. O TS possui apenas 2 fios conectados ao plug de ¼ de polegada, e se você está conectado e só ouvindo um lado da mix provavelmente confundiu cabos.

Os Plugs TS são usados geralmente para guitarras e outros instrumentos, versões estéreo são comuns para fones de ouvido, envios auxiliares e entradas e saídas em equipamentos de áudio que não precisem de cabos compridos como mixers, compressores e preamps.

Cabo TS
Cabo mono 1/4” TS

Se você já esteve em estúdio gravando já deve ter visto variações de plugs TRS como os usados por muito tempo em equipamentos de áudio hi-end e de telecomunicações, eram cabos com conectores TT (tiny telefone – pequeno telefone) e tornaram-se onipresentes em racks e consoles de estúdios profissionais permitindo 96 jacks de conexão num espaço rack 1U.

Na última década começaram a aparecer variações da conexão TRS/TS  que tornaram-se extremamente populares como a miniatura (oitavo de polegada) e a  subminiatura (3/32-polegada) usadas na maioria dos telefones e players MP3.

XLR (áudio e áudio digital)

Cabo XLR
Cabos macho e fêmea XLR

Apresentada pela Cannon Electric (agora parte da ITT), XLR é algo que ainda refere-se ao conector Cannon ou coloquialmente ”Cabo longo”,  referindo-se aos longos cabos usados em conexões balanceadas.

Os conectores são circulares em 3 a 7 pinos, mais comumente a versão balanceada de 3 pinos foi de fato padrão para microfones durante muitos anos. XLR de 3 pinos também são usados em conexões com falantes, fontes, controles de iluminação e outras aplicações.  Também carregam sinal digital através do protocolo profissional AES/EBU.

Diferente dos cabos XLR analógicos a conexão digital AES/EBU conta com 2 canais de áudio digital em um único cabo. Dependendo do equipamento amostragens de 44.1kHz a 96kHz podem ser levadas por cabos em modo “Single Wire”. Entretanto, às vezes o modo “Dual Wire” torna-se necessário para trabalhar com amostragens maiores para ultra fidelidade de áudio em 176.4kHz ou 192kHz. Ai sim apenas um canal de áudio estará em cada cabo.

Outra variação da conexão XLR possui 4 pinos, que são usados como padrão em broadcast, Cinema e TV. Os conectores XLR de 5 pinos são usados em alguns microfones estéreo, como o Shure VP88. Versões de 6 pinos são usadas para luzes de palco e sistemas de intercomunicação, enquanto modelos de 7 pinos são encontrados em microfones condensadores antigos que usam fonte própria em vez de phantom power.

RCA (áudio)

Cabo RCA
RCA – Canais esquerdo e direito

Algumas vezes chamado de phono, RCA é um condutor duplo de protocolo não balanceado encontrado em produtos eletrônicos, toca discos e outros equipamentos de uso comum. O nome RCA vem da gigante corporação Radio Corporation of America (agora parte da BMG), que introduziu este design nos anos 40.

Cabos RCA também podem transportar sinais digitais usando protocolo S/PDIF (Sony/Philips Digital Interconnect Format). São encontrados em grande parte nas interfaces de áudio e vídeo. Diferente do RCA analógico, as conexões digitais  S/PDIF levam dois sinais de áudio distintos num mesmo cabo.

MIDI (dados)

Cabo MIDI
Estilo de conector DIN, usado no protocolo MIDI

Cabos MIDI (Musical Instrument Digital Interface) tem sido usados desde o meio dos anos 80 pra interconectar computadores, sequencers, teclados, módulos, efeitos e outros equipamentos controlando-os via comandos de dados MIDI.

Conexões MIDI também carregam MTC (MIDI Time Code), que é usado para sincronizar estações de trabalho, sequencers e instrumentos além de outros equipamentos MIDI.

Este design de conector DIN possui uma variedade de formatos e configuração de pinos, mas a variação MIDI 5 pinos provavelmente é a mais vista. Os cabos MIDI diferentemente dos anteriores mencionados só carregam dados.

ADAT Lightpipe (áudio digital)

Cabo ADAT
Cabos ADAT Lightpipe

 ADAT Lightpipe apareceu no tape ADAT digital multipista da Alesis apresentado em 1992. A conexão do tipo Lightpipe transporta 8 canais de áudio sem compressão 24-bit (em amostragens de 44.1 kHz ou 48 kHz) usando um cabo de fibra ótica originalmente usado para transferir áudio entre gravadores ADAT.

Enquanto o gravador ADAT virou parte do passado, a formato Lightpipe tornou-se onipresente, usado e consoles digitais de mixagem, conversores, interfaces de áudio, efeitos entre outros.

Mais recentemente, vê-se uma tendência quanto a preferência dos engenheiros em gravar e mixar usando maiores amostragens para atingir nível maior de fidelidade em suas gravações. Para permitir altas amostragens de áudio digital passando pelo cabo Lightpipe foi criado o suporte “Sample Multiplexing” ou S/MUX. Enquanto o ADAT Lightpipe permite apenas 8 canais  de áudio digital passando a 44.1 ou 48kHz, S/MUX permite 4 canais de áudio digital usando amostragens de 88.2 ou 96 kHz ou 2 canais usando resolução 176.4 ou 192 kHz.

A tecnologia S/MUX sobre Lightpipe geralmente é vista quando existem 4 portas ADAT no dispositivo, duas de entrada e duas de saída. Entretanto nem todos os equipamentos de áudio com suporte ADAT lightpipe suportam S/MUX, então é importante sempre checar estas e outras informações no manual.

Word Clock

Cabo WordClock
Cabos BNC para Word Clock

O BNC (British Naval Connection) protocolo de cabo coaxial é usado em estúdios para transportar o sinal de Word Clock, um sinal usado para sincronizar estações de áudio, máquinas de tape digital e outros equipamentos via S/PDIF, AES/EBU, ADAT ou outro formato de áudio digital.

USB (áudio, dados, conectividade)

Cabo USB
USB 3.0 pode transportar até 5 Gigabits de dados por segundo

Universal Serial Bus tornou-se padrão da indústria desde a sua introdução no final dos anos 90. Foi projetada como protocolo de conectividade para computadores e é usada hoje em tudo desde teclados, impressoras, smartphones e HDs até interfaces de áudio, MIDI entre outros. É raro hoje em dia encontrar um computador ou dispositivo que não possua uma porta USB.

A original versão USB 1.0 suportava 12 Mbps (megabits por segundo), tornando-a impraticável para transportar mais do 4 canais de áudio. A introdução da versão USB 2.0 em 2000, transferindo 480 Mbps, criou mais opções abrindo possibilidade para sistemas USB multicanal. No final de 2008 o USB 3.0 capaz de transferir 5 Gbps (gigabits por segundo), deu nova vida ao protocolo USB.

FireWire (áudio, dados, conectividade)

Cabo FireWire
Cabos FireWire 400 e 800

FireWire é o nome comercial criado pela Apple para o protocolo IEEE 1394 de alta velocidade. Introduzido pela Apple em computadores no ano de 1999 (e em alguns computadores Sony com o nome de i.Link), FireWire é um protocolo concorrente ao USB para vídeo e áudio multicanal bem como discos rígidos e outros dispositivos.

Conexões FireWire 400 de 6 pinos podem ser encontradas na grande maioria das interfaces de áudio feitas na última década. As FireWire 400 de 4 pinos geralmente são usadas em ambiente Windows e já não são tão comuns agora.

Hoje, nos Macs mais modernos e interfaces de áudio encontramos conexões FireWire 800 de 9 pinos. A maior diferença entre FireWire 400 e 800 é a capacidade de transporte de dados. FireWire 400 suporta 400 Mbps, enquanto a FireWire 800 suporta 800 Mbps. Então você poderá rodar mais canais de áudio com uma conexão FireWire 800.

Thunderbolt (áudio, dados, conectividade)

Cabo Thunderbolt
Thunderbolt é ideal para transmissão em alta velocidade de dados sejam áudio ou vídeo além de outras finalidades de conexão

Desenvolvido pela Intel em colaboração com a Apple, transferindo 10 Gbps, Thunderbolt é a última palavra em protocolo de transmissão de dados para conectar dispositivos ao computador, sejam interfaces de áudio, HDs, monitores, equipamentos de vídeo entre outros.

Thunderbolt tem flexibilidade única pois pode rodar protocolos diferentes simultaneamente usando apenas um único cabo,  Thunderbolt suporta nativamente os protocolos PCI Express (PCIe) e Apple DisplayPort, mas pode ser adaptada para rodar em qualquer protocolo rodando numa placa PCIe — FireWire, USB, HDMI e Ethernet. Com Thunderbolt você não precisa de PCIe apenas uma porta Thunderbolt em seu Mac ou PC.

Embora este protocolo esteja ainda em seu início de vida muitos fabricantes já abraçaram este formato e agora mais suporte deverá aparecer devido a sua versatilidade e capacidade de transferência.

Fonte: http://www.uaudio.com/blog/studio-basics-cable-glossary/

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