Acústica de estúdio e isolamento

Espuma

Sonex 600 – Espuma acústica

A ciência da acústica é algo que tende a confundir e intimidar a maioria de nós. Exceto por alguns mais experientes os aspectos que fazem uma sala ter um certo som as vezes é entendido quase como magia.

Lugares de performance e estúdios incluem designers de acústica em seus projetos gastando bastante dinheiro em busca da perfeição destas salas.

Mas para a maioria dos músicos trabalhar a acústica dos espaços é algo que fica muito atrás da compra e uso de equipamentos como instrumentos, microfones e efeitos. Mesmo com tempo para mexer na parte acústica do estúdio nada parece mais interessante que o novo plug-in ou microfone.

Por sorte, a mesma revolução tecnológica que trouxe os estúdios para espaços menores também trouxe soluções de baixo custo para os problemas mais comuns de acústica que veremos a seguir.

As superfícies

O objetivo aqui não é criar um curso completo sobre acústica, mas sim falar um pouco sobre os problemas mais comuns e como resolvê-los, para um estudo mais completo recomendamos o livro de F. Alton Everest “How to Build a Small Budget Recording Studio from Scratch.”

Dito isto vamos dividir o conceito de tratamento acústico em categorias básicas. Existe isolamento que geralmente mantém os sons de fora isolados do ambiente, e isolamento que mantém o som do ambiente isolado, relacionado diretamente está o isolamento de fontes sonoras distintas dentro de um mesmo ambiente para que não haja mistura de sinal.

Outro desafio é mais sutil e tem a ver com a influencia da sala de gravação no registro de sons criados nela, em qualquer espaço suas características acústicas afetam o som como o ouvimos, por esta razão o instrumento terá sons diferentes dependendo do ambiente, e da mesma forma sua mix se apresentará de forma diferente dependendo do estúdio onde for ouvida.

Em geral o home studio ou espaço de ensaio não tem o tratamento acústico necessário ou correto, possuindo móveis e tudo o que encontramos nestes espaços, e quase sempre sem nenhum estudo acústico.

A poucos anos a única maneira de resolver isto seria gastando um bom dinheiro, hoje, você ainda pode gastá-lo atrás de uma solução profissional, mas existem outras soluções acústicas usando materiais a disposição no mercado que podem deixar o som de sua técnica ou sala de gravação infinitamente melhor se necessidade de vender aquela guitarra cara pra fazê-lo.

Espuma

Bass Traps

Acústica e isolamento

Uma das características do som é sua propagação em qualquer direção, isto é tão importante e tão difícil de manejar, mas em todos os casos quanto mais espessas e grossas forem as paredes mais elas conseguirão reter o som.

A combinação mais efetiva é adicionar ar entre paredes, com uma parede dupla com ar entre as paredes, em alguns casos com fibra de vidro entre elas, já para o piso, uma solução emborrachada é recomendável.

Além disto existem empresas que vendem portas especificas para estúdios, além de aquários (blocos de vidro e madeira colocados entre a técnica e estúdio compostas de vidros espessos com ar entre eles), painéis acústicos em tamanhos padrão ou até mesmo painéis personalizados.

Mesmo em construções novas manter o áudio dentro e o externo fora será um desafio, escolha sempre as opções mais densas de madeira e vedação, use vedação inclusive em espaços entre o ar condicionado e a parede ou qualquer outra fresta. Recomenda-se um selante especial para acústica.

Você também pode adicionar outras camadas de isolamento em sua parede, já que várias empresas trabalham com isto, com materiais densos e leves.

Se não puder isolar a sala toda…

Para muitos, principalmente bateristas, a tarefa de isolar toda a sala pode ser abreviada apenas isolando os elementos necessários. Nos estúdios tradicionais as cabines de isolamento são usadas para separar o vocalista ou baterista no momento de gravação.

Um número grande de companhias oferecem vários tamanhos de cabines de isolamento desmontáveis, alternativamente você pode tentar construir a sua.

Outra variante que tem se tornado popular é a câmara de amplificação, são caixas pequenas ou um pouco maiores capazes de abrigar o amplificador e o microfone.

Gabinete

Gabinete Sonex

Cooler

Seu computador pode contribuir em muito no barulho de seu estúdio, particularmente se seu estúdio já for um lugar bastante protegido de fontes externas, o barulho da máquina pode acabar aparecendo em alguma pista.

Se você tem algum conhecimento em montagens de máquinas não será difícil trocar seu cooler por um menos ruidoso. Outra opção é usar cases com isolamento e um sistema de refrigeração silencioso retirando muitos decibéis de barulho.

Semi-Isolamento

Em muitos casos isolamento completo não é necessário ou desejável, pois na gravação ao vivo talvez algum vazamento entre instrumentos faça até sentido, mas na maioria das vezes entre guitarristas é interessante manter as fontes sonoras mais divididas.

Um painel móvel para este fim geralmente é usado, com cerca de 1,5 m este painel possui carpete ou outro revestimento de absorção em um dos lados, e com o uso de pequenas rodas pode locomover-se em estúdio para isolar bateria ou outros instrumento. Também existem versões em acrílico que circundam o baterista mas permitem a visualização mútua.

Ajustando o som

Outro aspecto importante é controlar as características sonoras do espaço, isto é determinado por uma série de fatores incluindo distância entre paredes, altura do teto, angulação entre paredes, materiais de absorção e tudo mais que exista dentro do estúdio.

Para a grande maioria de nós, a maioria dos espaços dedicados a estúdio não foram projetados primariamente para tal, são pequenos e com paredes paralelas, este tipo de ambiente frequentemente gera anomalias sonoras que podem alterar o que está sendo ouvido, raramente para melhor. Uma parede atrás ou do lado pode criar reflexões que podem mudar o som da mix significantemente.

Passo um – Identificar o problema

Muitos programas oferecem ferramentas para identificar alguns dos erros mais comuns, como analisadores de espectro ou medidores em tempo real que basicamente quebram o som em várias frequências e podem dizer muito do quanto a sala está afetando sua mix ou captação.

Usando um microfone extremamente sensível em vários pontos de sua sala pode-se identificar pontos de sobrecarga de frequências, alguns programas já vem com esta possibilidade mas existem também opções de hardware especifico para isto.

O mais importante a saber é que medidores são importantíssimos quando bem usados mas eles não mixam, seus ouvidos sim, ouça e compare para verificar estas medições.

Absorção e reflexão

Em geral a melhor defesa contra reflexões indesejadas é uma combinação de absorção e difusão. Materiais que absorvem reduzem reflexões enquanto difusores quebram as reflexões, espalhando as ondas em várias direções e diminuindo seu impacto.

Bass Bin

Bass Bin Trap

Muito pode ser conseguido usando-se bom senso e materiais comuns, uma prateleira cheia de livros, carpetes, cortinas e até o posicionamento do sofá pode mexer com o som da sala.

Mas um número grande de soluções no comércio estão disponíveis, como espumas acústicas, painéis, bass traps entre outros, bem como difusores divididos de forma geométrica e posicionados em pontos chave eliminado reflexões, além de companhias que oferecem materiais que ao mesmo tempo absorvem e espalham ondas proporcionado o melhor do dois mundos numa única solução.

Bass traps, também conhecidos como barris de difusão são também populares para resolver problemas específicos em estúdio, geralmente cilíndricos tem acabamento para absorção, feitos até com materiais impensáveis como latas acarpetadas até soluções profissionais de fabricantes em módulos completos para estúdio.

Conclusão

Como mencionado no começo deste artigo a ciência da acústica pode ser um pouco confusa, mesmo sabendo-se o comportamento sonoro e o que esperar do espaços de gravação e monitoração, sempre existirão variáveis interessantes.

Um novo instrumento, mais objetos na sala e até mudanças de tempo, tudo pode influenciar o comportamento sonoro, algo que funciona em alguma situação pode não funcionar em outra.

O melhor é tentar criar um ambiente neutro e objetivo com bons monitores de áudio, medidores e analisadores de espectro identificando e corrigindo problemas óbvios ouvindo sempre vários estilos de música, mas o mais importante é saber se esta soando bem pra você, se estiver provavelmente você estará no caminho certo.

Fonte: http://www.uaudio.com/blog/studio-acoustics-and-soundproofing-basics/

Espuma

Sonex 600 – Espuma acústica

A ciência da acústica é algo que tende a confundir e intimidar a maioria de nós. Exceto por alguns mais experientes os aspectos que fazem uma sala ter um certo som as vezes é entendido quase como magia.

Lugares de performance e estúdios incluem designers de acústica em seus projetos gastando bastante dinheiro em busca da perfeição destas salas.

Mas para a maioria dos músicos trabalhar a acústica dos espaços é algo que fica muito atrás da compra e uso de equipamentos como instrumentos, microfones e efeitos. Mesmo com tempo para mexer na parte acústica do estúdio nada parece mais interessante que o novo plug-in ou microfone.

Por sorte, a mesma revolução tecnológica que trouxe os estúdios para espaços menores também trouxe soluções de baixo custo para os problemas mais comuns de acústica que veremos a seguir.

As superfícies

O objetivo aqui não é criar um curso completo sobre acústica, mas sim falar um pouco sobre os problemas mais comuns e como resolvê-los, para um estudo mais completo recomendamos o livro de F. Alton Everest “How to Build a Small Budget Recording Studio from Scratch.”

Dito isto vamos dividir o conceito de tratamento acústico em categorias básicas. Existe isolamento que geralmente mantém os sons de fora isolados do ambiente, e isolamento que mantém o som do ambiente isolado, relacionado diretamente está o isolamento de fontes sonoras distintas dentro de um mesmo ambiente para que não haja mistura de sinal.

Outro desafio é mais sutil e tem a ver com a influencia da sala de gravação no registro de sons criados nela, em qualquer espaço suas características acústicas afetam o som como o ouvimos, por esta razão o instrumento terá sons diferentes dependendo do ambiente, e da mesma forma sua mix se apresentará de forma diferente dependendo do estúdio onde for ouvida.

Em geral o home studio ou espaço de ensaio não tem o tratamento acústico necessário ou correto, possuindo móveis e tudo o que encontramos nestes espaços, e quase sempre sem nenhum estudo acústico.

A poucos anos a única maneira de resolver isto seria gastando um bom dinheiro, hoje, você ainda pode gastá-lo atrás de uma solução profissional, mas existem outras soluções acústicas usando materiais a disposição no mercado que podem deixar o som de sua técnica ou sala de gravação infinitamente melhor se necessidade de vender aquela guitarra cara pra fazê-lo.

Espuma

Bass Traps

Acústica e isolamento

Uma das características do som é sua propagação em qualquer direção, isto é tão importante e tão difícil de manejar, mas em todos os casos quanto mais espessas e grossas forem as paredes mais elas conseguirão reter o som.

A combinação mais efetiva é adicionar ar entre paredes, com uma parede dupla com ar entre as paredes, em alguns casos com fibra de vidro entre elas, já para o piso, uma solução emborrachada é recomendável.

Além disto existem empresas que vendem portas especificas para estúdios, além de aquários (blocos de vidro e madeira colocados entre a técnica e estúdio compostas de vidros espessos com ar entre eles), painéis acústicos em tamanhos padrão ou até mesmo painéis personalizados.

Mesmo em construções novas manter o áudio dentro e o externo fora será um desafio, escolha sempre as opções mais densas de madeira e vedação, use vedação inclusive em espaços entre o ar condicionado e a parede ou qualquer outra fresta. Recomenda-se um selante especial para acústica.

Você também pode adicionar outras camadas de isolamento em sua parede, já que várias empresas trabalham com isto, com materiais densos e leves.

Se não puder isolar a sala toda…

Para muitos, principalmente bateristas, a tarefa de isolar toda a sala pode ser abreviada apenas isolando os elementos necessários. Nos estúdios tradicionais as cabines de isolamento são usadas para separar o vocalista ou baterista no momento de gravação.

Um número grande de companhias oferecem vários tamanhos de cabines de isolamento desmontáveis, alternativamente você pode tentar construir a sua.

Outra variante que tem se tornado popular é a câmara de amplificação, são caixas pequenas ou um pouco maiores capazes de abrigar o amplificador e o microfone.

Gabinete

Gabinete Sonex

Cooler

Seu computador pode contribuir em muito no barulho de seu estúdio, particularmente se seu estúdio já for um lugar bastante protegido de fontes externas, o barulho da máquina pode acabar aparecendo em alguma pista.

Se você tem algum conhecimento em montagens de máquinas não será difícil trocar seu cooler por um menos ruidoso. Outra opção é usar cases com isolamento e um sistema de refrigeração silencioso retirando muitos decibéis de barulho.

Semi-Isolamento

Em muitos casos isolamento completo não é necessário ou desejável, pois na gravação ao vivo talvez algum vazamento entre instrumentos faça até sentido, mas na maioria das vezes entre guitarristas é interessante manter as fontes sonoras mais divididas.

Um painel móvel para este fim geralmente é usado, com cerca de 1,5 m este painel possui carpete ou outro revestimento de absorção em um dos lados, e com o uso de pequenas rodas pode locomover-se em estúdio para isolar bateria ou outros instrumento. Também existem versões em acrílico que circundam o baterista mas permitem a visualização mútua.

Ajustando o som

Outro aspecto importante é controlar as características sonoras do espaço, isto é determinado por uma série de fatores incluindo distância entre paredes, altura do teto, angulação entre paredes, materiais de absorção e tudo mais que exista dentro do estúdio.

Para a grande maioria de nós, a maioria dos espaços dedicados a estúdio não foram projetados primariamente para tal, são pequenos e com paredes paralelas, este tipo de ambiente frequentemente gera anomalias sonoras que podem alterar o que está sendo ouvido, raramente para melhor. Uma parede atrás ou do lado pode criar reflexões que podem mudar o som da mix significantemente.

Passo um – Identificar o problema

Muitos programas oferecem ferramentas para identificar alguns dos erros mais comuns, como analisadores de espectro ou medidores em tempo real que basicamente quebram o som em várias frequências e podem dizer muito do quanto a sala está afetando sua mix ou captação.

Usando um microfone extremamente sensível em vários pontos de sua sala pode-se identificar pontos de sobrecarga de frequências, alguns programas já vem com esta possibilidade mas existem também opções de hardware especifico para isto.

O mais importante a saber é que medidores são importantíssimos quando bem usados mas eles não mixam, seus ouvidos sim, ouça e compare para verificar estas medições.

Absorção e reflexão

Em geral a melhor defesa contra reflexões indesejadas é uma combinação de absorção e difusão. Materiais que absorvem reduzem reflexões enquanto difusores quebram as reflexões, espalhando as ondas em várias direções e diminuindo seu impacto.

Bass Bin

Bass Bin Trap

Muito pode ser conseguido usando-se bom senso e materiais comuns, uma prateleira cheia de livros, carpetes, cortinas e até o posicionamento do sofá pode mexer com o som da sala.

Mas um número grande de soluções no comércio estão disponíveis, como espumas acústicas, painéis, bass traps entre outros, bem como difusores divididos de forma geométrica e posicionados em pontos chave eliminado reflexões, além de companhias que oferecem materiais que ao mesmo tempo absorvem e espalham ondas proporcionado o melhor do dois mundos numa única solução.

Bass traps, também conhecidos como barris de difusão são também populares para resolver problemas específicos em estúdio, geralmente cilíndricos tem acabamento para absorção, feitos até com materiais impensáveis como latas acarpetadas até soluções profissionais de fabricantes em módulos completos para estúdio.

Conclusão

Como mencionado no começo deste artigo a ciência da acústica pode ser um pouco confusa, mesmo sabendo-se o comportamento sonoro e o que esperar do espaços de gravação e monitoração, sempre existirão variáveis interessantes.

Um novo instrumento, mais objetos na sala e até mudanças de tempo, tudo pode influenciar o comportamento sonoro, algo que funciona em alguma situação pode não funcionar em outra.

O melhor é tentar criar um ambiente neutro e objetivo com bons monitores de áudio, medidores e analisadores de espectro identificando e corrigindo problemas óbvios ouvindo sempre vários estilos de música, mas o mais importante é saber se esta soando bem pra você, se estiver provavelmente você estará no caminho certo.

Fonte: http://www.uaudio.com/blog/studio-acoustics-and-soundproofing-basics/

7 Comentários

  1. Lucas Lauer disse:

    Iradissimo, Muito boa as dicas , Parabéns !

  2. GERALDO V ALE disse:

    ola eu gostaria de saber qual a quantidade mínima que vocês vedem de espuma? e quanto custa o meio de pagamento?
    Abraço Geraldo Vale
    fone 33-88-648161

  3. Evaldo disse:

    Olá pessoal,

    Este é a minha primeira postagem que faço neste blog. A minha intenção, de agora em diante, é receber algumas orientações ao que pretendo implementar.

    Bem…

    Estou montando um banda de música gospel e de início quero construir em minha casa (numa área de 3,5m x 6,5m) um studio para realizar os ensaios. E neste primeiro contado, gostaria de saber se este espaço é adequado.

    • Quanta Brasil disse:

      Olá Evaldo, boa tarde!
      Entre em contato com a Quanta AVPro, eles poderão dar todo o auxilio na criação do seu estúdio. O telefone é (11) 3061-0404.
      Obrigado

  4. George Durand disse:

    Gostaria de informações sobre o posicionamento, dimensão dos vidros que separam a técnica do aquário. Obrigado.

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