Posicionamento de monitores de estúdio – Achando o ponto perfeito (sweet spot)

Monitores

De todos os componentes do ambiente de seu estúdio os dois mais importantes são sem dúvida seus ouvidos e seus monitores de áudio. Mais especificamente falando, o posicionamento correto destes monitores em seu estúdio fará diferença em como suas mixagens se comportarão diante da grande maioria de sistemas de reprodução musical.

Este artigo traz práticas e considerações importantes para posicionamento correto dos monitores e do ouvinte em estúdio.

Tudo no lugar certo: Encontrando o “Sweet Spot”

Há menos que você esteja numa sala de monitoração anecóica (sem eco, sala projetada para conter reflexões) a ressonância de frequências é algo a ser considerado. Existem programas de computador que analisam as dimensões de sua sala e quais problemas podem ocorrer apenas colocando seus monitores para tocar.

A primeira observação fácil de se fazer é que o som ouvido nestas salas varia de acordo com a posição dos monitores e do ouvinte. Sentando exatamente no centro da sala é a ultima opção pois a reflexão de frequências e harmônicos em  toda a sala pode provocar um efeito de anulação de algumas frequências.

Uma maneira de evitar-se reflexões é colocar seus monitores nos lados maiores da sala se possível, para evitar as reflexões laterais. A distância entre você e os monitores deve ser a mesma deles em relação um ao outro, ou seja, forme um triângulo de lados iguais (equilátero) com você e os monitores conforme figura abaixo.

Posicionamento

Formando um triângulo equilátero

Uma vez determinado o ponto perfeito de monitoração (sweet spot) é hora de aperfeiçoar a posição dos monitores. Quando colocados muito próximos a parede o som grave dos monitores que é projetado para trás será refletido pela parede.

Algumas frequências retornarão em fase aumentando a sensação sonora das mesmas e outras retornarão fora de fase cancelando algumas frequências. Para isso não ocorrer é necessário garantir que a distância dos monitores para as paredes traseiras seja diferente da distância das paredes laterais e também diferente da distância do chão e teto.

A melhor posição é no meio do caminho entre o teto e o chão, sendo interessante direcionar o tweeter para seus ouvidos. Evite também valores múltiplos exatos para evitar efeitos indesejáveis (ex. Se os monitores estão a 50cm da parece, não devem estar posicionados a 1,5m das paredes laterais).

Para uma imagem estéreo, o posicionamento ideal, como dito anteriormente, é a formação de um triângulo equilátero com os monitores voltados 30 graus em direção ao centro. A altura deve ser a de seus ouvidos, centralizados ao meio do monitor.

“Near-field” é o conceito de monitores onde ouve-se mais do sinal dos monitores e menos das reflexões da sala, para salas pequenas e estúdios onde o ouvinte está posicionado entre 1 a 1,5 metros dos monitores é a solução ideal.

O melhor é não colocar os monitores sobre as mesas ou console, e sim, sobre suportes dedicados. Isto ajuda a evitar reflexões iniciais indesejadas causadas pela vibração dos monitores. Se for colocá-los sobre a mesa coloque-os o mais próximo da borda possível, e use um pouco de espuma para evitar as vibrações na mesa.

Espuma

Espumas e difusores acústicos Auralex

Tratamento acústico e ajuste

Um estúdio profissional geralmente foi projetado por um expert em tratamento acústico. Mas os estúdios em geral tem que trabalhar com monitores sem suporte e falta de tratamento acústico na sala.

Toda a sala requer alguma forma de tratamento acústico, se você já ouviu música em um ambiente vazio, sem carpete e de paredes lisas sabe qual o efeito disto. Colocando carpete você perceberá que a reverberação começará a diminuir.

Sem gastar uma fortuna você pode ajustar o ambiente de monitoração adicionando algumas espumas acústicas nas paredes laterais reduzindo o eco e limpando a audição da imagem estéreo

Numa sala com teto baixo, espuma acústica colocada sobre o sistema ajuda a evitar as reflexões vindas do teto. Também é recomendável caso esteja numa sala pequena colocar espuma atrás da posição de audição. Porém evite uma sala completamente cheia de espuma pois pode deixar o som encaixotado e sem vida.

Teste para os ajustes finais

Agora que você já tem o ponto perfeito de audição “sweet spot”, ajustou a posição dos monitores e fez os tratamentos acústicos necessários, é hora de fazer um teste com seu CDs preferidos. Isto ajudará a verificar se você conseguiu atingir o balanço sonoro necessário sobre o espectro de frequências da sala e torna mais fácil identificar problemas.

Também é uma boa ideia criar algumas gravações sem equalizá-las e testá-las em outros sistemas para ter uma ideia da precisão de ajuste de monitoração. Caso suas gravações estejam extremamente graves em outros sistemas ou com falta de peso, é certo que você precisa fazer alguns ajustes na posição dos monitores para corrigir e tornar ainda mais precisas suas mixagens.

Fonte: http://www.uaudio.com/blog/studio-monitor-placement/

Monitores

De todos os componentes do ambiente de seu estúdio os dois mais importantes são sem dúvida seus ouvidos e seus monitores de áudio. Mais especificamente falando, o posicionamento correto destes monitores em seu estúdio fará diferença em como suas mixagens se comportarão diante da grande maioria de sistemas de reprodução musical.

Este artigo traz práticas e considerações importantes para posicionamento correto dos monitores e do ouvinte em estúdio.

Tudo no lugar certo: Encontrando o “Sweet Spot”

Há menos que você esteja numa sala de monitoração anecóica (sem eco, sala projetada para conter reflexões) a ressonância de frequências é algo a ser considerado. Existem programas de computador que analisam as dimensões de sua sala e quais problemas podem ocorrer apenas colocando seus monitores para tocar.

A primeira observação fácil de se fazer é que o som ouvido nestas salas varia de acordo com a posição dos monitores e do ouvinte. Sentando exatamente no centro da sala é a ultima opção pois a reflexão de frequências e harmônicos em  toda a sala pode provocar um efeito de anulação de algumas frequências.

Uma maneira de evitar-se reflexões é colocar seus monitores nos lados maiores da sala se possível, para evitar as reflexões laterais. A distância entre você e os monitores deve ser a mesma deles em relação um ao outro, ou seja, forme um triângulo de lados iguais (equilátero) com você e os monitores conforme figura abaixo.

Posicionamento

Formando um triângulo equilátero

Uma vez determinado o ponto perfeito de monitoração (sweet spot) é hora de aperfeiçoar a posição dos monitores. Quando colocados muito próximos a parede o som grave dos monitores que é projetado para trás será refletido pela parede.

Algumas frequências retornarão em fase aumentando a sensação sonora das mesmas e outras retornarão fora de fase cancelando algumas frequências. Para isso não ocorrer é necessário garantir que a distância dos monitores para as paredes traseiras seja diferente da distância das paredes laterais e também diferente da distância do chão e teto.

A melhor posição é no meio do caminho entre o teto e o chão, sendo interessante direcionar o tweeter para seus ouvidos. Evite também valores múltiplos exatos para evitar efeitos indesejáveis (ex. Se os monitores estão a 50cm da parece, não devem estar posicionados a 1,5m das paredes laterais).

Para uma imagem estéreo, o posicionamento ideal, como dito anteriormente, é a formação de um triângulo equilátero com os monitores voltados 30 graus em direção ao centro. A altura deve ser a de seus ouvidos, centralizados ao meio do monitor.

“Near-field” é o conceito de monitores onde ouve-se mais do sinal dos monitores e menos das reflexões da sala, para salas pequenas e estúdios onde o ouvinte está posicionado entre 1 a 1,5 metros dos monitores é a solução ideal.

O melhor é não colocar os monitores sobre as mesas ou console, e sim, sobre suportes dedicados. Isto ajuda a evitar reflexões iniciais indesejadas causadas pela vibração dos monitores. Se for colocá-los sobre a mesa coloque-os o mais próximo da borda possível, e use um pouco de espuma para evitar as vibrações na mesa.

Espuma

Espumas e difusores acústicos Auralex

Tratamento acústico e ajuste

Um estúdio profissional geralmente foi projetado por um expert em tratamento acústico. Mas os estúdios em geral tem que trabalhar com monitores sem suporte e falta de tratamento acústico na sala.

Toda a sala requer alguma forma de tratamento acústico, se você já ouviu música em um ambiente vazio, sem carpete e de paredes lisas sabe qual o efeito disto. Colocando carpete você perceberá que a reverberação começará a diminuir.

Sem gastar uma fortuna você pode ajustar o ambiente de monitoração adicionando algumas espumas acústicas nas paredes laterais reduzindo o eco e limpando a audição da imagem estéreo

Numa sala com teto baixo, espuma acústica colocada sobre o sistema ajuda a evitar as reflexões vindas do teto. Também é recomendável caso esteja numa sala pequena colocar espuma atrás da posição de audição. Porém evite uma sala completamente cheia de espuma pois pode deixar o som encaixotado e sem vida.

Teste para os ajustes finais

Agora que você já tem o ponto perfeito de audição “sweet spot”, ajustou a posição dos monitores e fez os tratamentos acústicos necessários, é hora de fazer um teste com seu CDs preferidos. Isto ajudará a verificar se você conseguiu atingir o balanço sonoro necessário sobre o espectro de frequências da sala e torna mais fácil identificar problemas.

Também é uma boa ideia criar algumas gravações sem equalizá-las e testá-las em outros sistemas para ter uma ideia da precisão de ajuste de monitoração. Caso suas gravações estejam extremamente graves em outros sistemas ou com falta de peso, é certo que você precisa fazer alguns ajustes na posição dos monitores para corrigir e tornar ainda mais precisas suas mixagens.

Fonte: http://www.uaudio.com/blog/studio-monitor-placement/

5 Comentários

  1. Lúcio Locatelli disse:

    Parabéns pelo artigo amigo! Me deu uma luz com meu problema! abraço e siga em frente…

  2. michel souza disse:

    excelente
    foi muito esclarecedor

  3. Robson Costa disse:

    Amigo, achei este forum depois de muitas busca e vou relatar meu problema pra saber se encontro alguma solucao.
    Ontem tranferi meus monitores para uma nova sala, medindo 3×2 mais ou menos e 2,3 de altura. forro de gesso, piso de madeira e paredes de carpete grosso. O que acontece foi que os meus monitores ficaram com um som tao esquisito que desconheci na hora. Primeiro PERDI TODOS OS GRAVES. Segundo, GANHEI UM MÉDIO, E UMA SOBRA DE 125 a 200 htz acentuadissima. (meus monitores sao rockit de 8, funcionando normalmente. Qualquer musica escutada nos monitores dentor dessa sala fica tosca demais. gostaria de saber se tem haver com o teto baxinho, o gesso? alguma ideia? ( o gesso nao eh tao grosso, eh fino e por cima tem lan de vidro antes de xegar na laje.

  4. bruno disse:

    Opa beleza robson , nao sou expert , na verdade sou bem iniciante , e também adiquiri um par de KRK 8 , sabendo que estes monitores eles ja possuem um certo ”brilho” no bass , pois produzo e-music(prog trance) , enfim o que deu a perceber que a sua sala anterior aparentava ser uma sala não muito grande e os seus monitores deviam estar proximos de alguma parede , isso faz com que os graves soam mais fortes que nem explica o tutorial acima , vendo pelos detalhes que vc deu da sua nova sala , naturalmente sendo o teto de gesso piso de madeira e um carpete na parede , pelo meu ver parece que ”abafou ” o som , se for muito grossa esse carpete isso faz ela absorver muito o seu som dos monitores . bom nao sei se ajudei, os meus estão para chegar amanha , vamos ver no que vai da pois acho que também terei problemas pois a sala onde vou montar tem duas janelas e o piso é azulejo =/

  5. bruno disse:

    Tenho uma duvida agora , um quarto com janelas e uma cortina nao mto grossa , o vidro reflete o som ? vou ter muita reverbação pois paredes de material e o pizo de azulejo ? ,tenho uma cama no meio desse quarto isso pode ajudar a diminuir o reverb ?

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